Dr. Marcelo Carvas
Cirurgia do Nariz (Rinoplastia)
A cirurgia do nariz, também chamada rinoplastia, tem como objetivo melhorar a forma, o tamanho e o aspecto geral do nariz. A cirurgia é muitas vezes associada com o tratamento funcional do nariz no caso de obstrução respiratória, como no caso de desvio de septo. Assim, o objetivo é não somente de obter um nariz que pareça mais natural e harmonioso com as características faciais de cada indivíduo como também melhorar e otimizar a função respiratória de cada paciente. Cada caso deve ser avaliado cuidadosamente pelo cirurgião não só do ponto de vista estético como também funcional para que o plano terapêutico possa ser determinado para cada paciente. A cirurgia consiste na manipulação e tratamento das estruturas internas do nariz como as cartilagens e os ossos com o objetivo de diminuir, afinar e dar mais delicadeza o nariz do paciente. Em casos selecionados em que o paciente tem o nariz muito pequeno, a rinoplastia pode também aumentar o nariz a fim de deixa-lo mais harmônico com a face do paciente. A anestesia típica da rinoplastia é a anestesia geral e o procedimento dura de 3 a 4 horas. Converse com seu médico para determinar a melhor cirurgia para o seu caso.
Bioplastia ou Rinomodelação
Hoje já é possível fazer uma rinoplastia sem passar por uma cirurgia. Como isso é possível? Com o surgimento de novos produtos de preenchimento do tipo Ácido Hialurônico é possível mudar o formato e moldar o nariz do(a) paciente sem que seja necessário passar por uma cirurgia propriamente dita. Com o uso de preenchedores pode-se por exemplo arrebitar o nariz, diminuir a giba e definir cortornos com o objetivo de deixa-lo mais harmonioso com o rosto de cada paciente. E isso tudo, sem a difícil e demorada recuperação de uma cirurgia do nariz. Pode-se fazer a bioplastia e voltar ao trabalho normalmente logo após. A bioplastia ou rinomodelação, no entanto, não se aplica a todos os casos e nem a todo tipo de paciente. Por isso, consulte o seu cirurgião plástico para determinar o que é o mais indicado para o seu caso.
Com o uso de preenchedores pode-se por exemplo arrebitar o nariz, diminuir a giba e definir cortornos com o objetivo de deixa-lo mais harmonioso com o rosto de cada paciente. E isso tudo, sem a difícil e demorada recuperação de uma cirurgia do nariz. Pode-se fazer a bioplastia e voltar ao trabalho normalmente logo após. A bioplastia ou rinomodelação, no entanto, não se aplica a todos os casos e nem a todo tipo de paciente. Por isso, consulte o seu cirurgião plástico para determinar o que é o mais indicado para o seu caso.
Dr. Marcelo Carvas (esquerda), diretor da Clinique Faria Lima, em seu estágio em Paris, com o inventor do Piezo, o cirurgião plástico francês Dr. Olivier Gerbault.
O Dr Marcelo Carvas, em conjunto do o Dr Luiz Carlos Ishida, foi o pioneiro na Rinoplastia Ultrassônica no Brasil. A primeira cirúrgica plástica de nariz com o uso do Piezo foi realizada em início de 2016 no Hospital das Clínicas de São Paulo. A sua experiência com a primeira serie de casos foi apresentada no Congresso Americano de Cirurgia Plastica em outubro de 2016 em Los Angeles e no Congresso Brasileiro de Cirurgia Plastica em novembro de 2016 em Fortaleza. O Dr Marcelo implementou a tecnologia no país após um estagio realizado em Paris em 2016 com o inventor do aparelho, o Dr Olivier Gerbault. A rinoplastia ultrassônica é uma nova técnica de rinoplastia desenvolvida pelo famoso cirurgião plástico francês que permite uma cirurgia com maior precisão além de menor inchaço e menos roxos. Com o uso de um motor , chamado de Piezo, o cirurgião é capaz de esculpir os ossos do nariz com muito menos trauma aos tecidos vizinhos que as tradicionais raspas, cinzéis, escopros e martelos. O Piezo, com suas pequenas e delicadas ponteira, vibra em altíssima frequência permitindo uma escultura dos ossos sem que seja necessária a tradicional fratura com martelo. Assim, além de maior precisão e delicadeza, a recuperação mais é mais rápida e o paciente fica menos roxo e menos inchado. Consulte seu cirurgião para determinar o que é o mais indicado para o seu caso.
Rinoplastia Ultrassônica
A Cirurgia Plástica do Nariz, pouco invasiva, que preserva cartilagens, mucosas e vasos sanguíneos.
A Rinoplastia Ultrassôica é um método inovador de cirurgia para correção do nariz, criado pelo inventor do Piezo, o cirurgião plástico francês, Dr. Olivier Gerbault.
O motor da inovação é justamente isto: um motorzinho movido a energia ultrassônica, acoplado a uma ponteira desenhada para esculpir o osso do nariz.
Na rinoplastia tradicional, o médico faz uma incisão no interior das narinas, insere o escopro (uma espécie de cinzel de ponta cortante) e, com um martelo, vai desbastando o osso sem ver, baseando-se no tato e no som dos instrumentos. Na ultrassônica, a maior parte da pele do nariz é afastada e, com o osso exposto, o cirurgião manuseia o aparelho em micro-movimentos rápidos e precisos. A baixa frequência preserva cartilagens, mucosas e vasos sanguíneos — daí a ausência de hematomas evidentes.
Principais queixas com relação ao Nariz
A Rinoplastia visa alterar formatos, ângulos e/ou tamanho do nariz. Muitas são as queixas e as alterações que fazem pacientes procurarem a Rinoplastia.
Dentre elas, as mais comuns são:
• Giba nasal ou dorso alto ou “ossinho alto”;
• Nariz grande e muito projetado;
• Nariz em desarmonia com o restante do rosto;
• Nariz torto. O nariz pode ser desviado para um lado ou ser sinuoso fazendo forto de “S”;
• Ponta bulbosa ou “ponta batatinha”;
• Ponta caída ou ponta que cai quando sorri. Alteração comum também com o envelhecimento;
• Asa aberta ou narinas muito abertas;
• Columela pendente;
• Nariz curto;
• Nariz sem projeção.
Rinoplastia Preservadora
A Rinoplastia Preservadora (ou “Preservation Rhinoplasty”) é uma nova tendência mundial e tem se falado dela cada vez mais. A técnica visa corrigir deformidades nasais mantendo a integridade das estruturas naturais do nariz. Ao preservar ligamentos, cartilagens e a válvula nasal a idéia é gerar um resultado natural e bonito com menos possibilidade de retração e fibrose. A técnica não é indicada para todos os casos e deve ser avaliada individualmente.
O Dr Marcelo Carvas tem participado de diversos cursos e congressos internacionais sobre o tema e contribui com o desenvolvimento da técnica. Em fevereiro de 2020, o Dr Marcelo ministrou uma aula sobre o tema no congresso internacional Preservation Rhinoplasty em Nice, na França.
O Dr Marcelo fez estágio internacional com o grande desenvolvedor da técnica, o turco Dr Baris Cakir, acompanhando-o em cirurgias e atendimentos em Março 2019 em Istambul, Turquia.
Alectomia
Alectomia ou Rotação de Asa Nasal é a cirurgia que visa diminuir as asas do nariz e/ou diminuir o tamanho da narina. Esta em geral é associada à Rinoplastia completa mas também pode ser feita isoladamente nos casos em que a base da narina é a única região que necessita de remodelação. As cicatrizes desta cirurgia ficam escondidas em sulcos naturais do nariz e, assim, ficam bem discretas.
FALE CONOSCO
Solicite orçamento ou mais informações sobre os nossos serviços.
LOCALIZAÇÃO